Blog

Centro de Tecnologia da UEM realiza o 1° Desafio Conectinova

4 de abr. de 2023
Capa Centro de Tecnologia da UEM realiza o 1° Desafio Conectinova Imagem Centro de Tecnologia da UEM realiza o 1° Desafio Conectinova

Publicado por: Hub Connect Healthtech

Veja a matéria original em noticias.uem.br escrita por Francisco Dias Neto

Ocorreu sábado (25), no anfiteatro do Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no bloco C67, o 1° Desafio Conectinova, projeto de extensão coordenado pela professora Keila de Souza Silva, do curso de Engenharia de Alimentos, ligado ao Centro de Tecnologia (CTC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O objetivo do projeto foi reunir alunos de graduação da UEM e do ensino médio, da rede estadual, para planejar possíveis soluções e resolver um problema encaminhado por uma empresa da área de saúde da cidade.

No primeiro desafio, alunos de empresas Júnior, do projeto Enactus, e do ensino médio, da Escola Estadual Leonídia Pacheco, da cidade de Maria Helena, que fica aproximadamente a 130 km de Maringá, participaram com ideias para solucionar o problema na área de gestão de estoque e de pessoas, da empresa Centro Médico do Bosque (CMB) e Centro Ortopédico do Ingá (COI), em Maringá. De acordo com a coordenação do evento, os alunos da escola estadual participaram a distância, de modo on-line e foram orientados por uma professora que faz parte do projeto.

As equipes tiveram que apresentar uma proposta rápida no final do evento (no formato de pitch*) e foram avaliados por uma banca composta por representantes das empresas. Participaram: A Supervisora de Agendamento do Centro Médico do Bosque, Aline Tavares Guimarães, a gestora executiva do HUB de saúde de Maringá, Caroline Félix, e a analista de projetos em BigData no Hospital Israelita Albert Einstein e consultora de Inovação DATASUS, do Ministério da Saúde, Andréia Cristina de Souza Santos.

Antes da avaliação, a banca conversou com as equipes, apresentando as oportunidades da área de inovação no setor da saúde. Participaram do desafio as empresas juniores da UEM: Analysis e Empea, de Maringá; Inova Med; além do grupo Enactus.

A coordenadora do projeto, Keila de Souza Silva, já está planejando realizar um desafio maior, aberto para toda a comunidade acadêmica da UEM, no segundo semestre deste ano. “Esse primeiro desafio, foi uma grande experiência para nós. Selecionamos algumas equipes engajadas que fazem a diferença no seu entorno, para participar do evento. Queremos trazer a cultura de inovação para toda a instituição, realizando mais desafios para resolver problemas também de órgãos públicos e da sociedade civil", afirmou.

Sobre: A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que fornece uma plataforma para equipes de universitários produzir projetos de desenvolvimento comunitário afim de estimular o talento das pessoas e melhorarem seus meios de subsistência.

Pitch: É uma apresentação de 3 a 10 minutos, no máximo, sobre um tema, com a intenção de cativar o interesse dos presentes pelo que está sendo demonstrado. Pode ter ilustrações com slides e demais recursos digitais, feitos no PowerPoint ou Prezi, ou apenas relato dos participantes.