Blog

Centro de Tecnologia debate ambiente de inovação com atores do ecossistema

19 de out. de 2022
Capa Centro de Tecnologia debate ambiente de inovação com atores do ecossistema Imagem Centro de Tecnologia debate ambiente de inovação com atores do ecossistema

 

Reunião, com a participação da vice-reitora Gisele Mendes, é parte integrante da edição local da Inovaweek deste ano

 

Representantes do Centro de Tecnologia (CTC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se reuniram nesta segunda-feira (17) com agentes externos promotores de Inovação, como parte da programação da Inovaweek Maringá 2022, evento iniciado também hoje e que prossegue até quarta-feira (19).

A reunião ocorreu na sala do Conselho de Administração (CAD), no Gabinete da Reitoria, e teve como objetivo promover a integração entre o CTC da UEM e os atores do ecossistema de inovação da cidade. A partir deste encontro, o Centro de Tecnologia irá formular estratégias visando aumentar a contribuição na área de inovação para o ecossistema.

A Inovaweek Maringá é resultado da parceria e articulação de todos os atores públicos, privados e a sociedade civil do Bioma de Inovação local, formado pelos ecossistemas de inovação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), moda, varejo, construção civil, agronegócios, turismo, saúde, metal mecânico, educação e serviços financeiros.

Segundo a vice-reitora Gisele Mendes, a Inovação é um tema importante por estar interligado à ciência, assim como a Tecnologia. Ela lembra que a UEM possui um programa de pós-graduação stricto sensu, em rede nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, com a sigla Profnit. Citando como fonte a Web of Science, disse que a UEM é a universidade da região sul que mais realiza pesquisa no Brasil.

O diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, relatou que o foco da participação na Inovaweek é integrar a UEM no ecossistema, para fortalecer a ação e atuação da universidade. Também esteve na reunião, entre outros, a assessora na gestão de ciência, tecnologia e Inovação em Saúde do Hospital Universitário, Heloisa Helena Machado. Para programação completa do evento Inovaweek acesse este link.

Estiveram presentes no encontro na UEM: o diretor de marketing da Sociedade Rural de Maringá,Ademir Teixeira de Moraes, o diretor executivo da Software by Maringá, João Williann Madeira Solim, a representante do Hub de Saúde, Caroline Felix, o gerente executivo do Centro de Inovação de Maringá, Jefferson Luiz Ramos da Silva, o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Edney Marcos Mossambani, o agente de inovação do SICOOB, Luan Vitor Quiarato, o gerente executivo da EVOA, aceleradora de startup, Matheus Lisboa Cesco, e a representante de inovação do Engenium, Aline Cruz, entre outros.